INOVACRED

Exemplos de itens financiáveis

Obras Civis e Instalações: implantação ou ampliação de áreas necessárias ao processo de desenvolvimento, incluindo centros de P&D, planta piloto, laboratórios, biotérios, implantação de primeira linha de produção, áreas agrícolas experimentais e outros.

Equipamentos Nacionais ou importados: Equipamentos, acessórios e ferramental necessários para a execução do projeto, como computadores, máquinas, dispositivos eletrônicos variados, veículos, servidores e outros, de acordo com a natureza do projeto.

Softwares: Aquisição e/ou desenvolvimento de softwares específicos o desenvolvimento de produto e processo e de gestão.

Matérias Primas e Material de Consumo: Insumos necessários para a fabricação de protótipos e lotes piloto ou para consumo no teste de equipamentos que sejam objeto do desenvolvimento ou para validação de processos inovadores.

Equipe Própria: Salários e encargos (FGTS + INSS) de equipe existente ou a contratar diretamente envolvida no processo de inovação, incluído pessoal de P&D, equipe técnica de execução, equipe de apoio necessária ao desenvolvimento (comercial, marketing, custos, etc).

Treinamentos: Treinamento da equipe envolvida no projeto ou na absorção da inovação: aulas teóricas, práticas, palestras, dia de campo etc.

Serviços de Consultoria: Prestação de serviços técnicos específicos de assessoria /consultoria de Pessoas Físicas/Jurídicas.

Serviços de Terceiros: Desenvolvimento da inovação e introdução no mercado: gastos com marketing, planejamento, customização, serviços técnicos terceirizados, equipe de P&D PJ, estudos, impulsionamento, serviços de dados, produção de vídeos, manuais, atualização de sites, etc.

Viagens/Diárias: para realização de estudos, visitas técnicas, testes em campo, participação em feiras. Somente para equipe do projeto.

Outros: participação em feiras, registros de marcas e patentes, realização de testes e ensaios, etc.

Condições gerais

  • Valor mínimo do projeto: R$ 150 mil;

  • Prazo de carência: projeto + 6 meses, limitado a 24 meses;

  • Prazo máximo financiamento: 96 meses.

  • Operação isenta de IOF.

tabela 3.jpeg

* Valor da captacão depende da capacidade financeira da empresa e gastos com o projeto.
**3o. Trimestre 2022: TJLP 7,02% a.a.