img-loja-sipar-1.jpg

SIPAR Ferramentas Ltda

 

Há modelos de negócios que já são consolidados no mercado e nem sempre são avaliados como inovadores, como no caso de um e-commerce.

Segmento: VAREJO
Localidade: Jaraguá do Sul/SC

Os projetos relacionados à tecnologia de informação costumam ser muito frequentes, quando nos referimos à inovação. Mas há modelos de negócios que já são consolidados no mercado e nem sempre são avaliados como inovadores, como no caso de um e-commerce.

Mas quando você tem o olhar certo e um empreendedor arrojado, é possível perceber o quanto é possível inovar em segmentos consolidados. Foi o que aconteceu no projeto Parafuso Fácil, projeto liderado pela SIPAR.

O empreendedor, com mais de 20 anos de experiência no ramo de elementos de fixação, percebeu um mercado muito grande para oferta de produtos especiais, principalmente de uso profissional, e com um foco diferenciado na experiência do cliente no processo de compra. Após uma provocação da equipe da Prana, ainda identificou um importante diferencial tecnológico e de mercado, relacionado a uma ferramenta de reconhecimento por imagem, para facilitar a identificação dos produtos. Esse conjunto de características permitiu o acesso à linha Inovacred, da FINEP, intermedida pelo BADESC.

E assim, a Prana teve o prazer de estar presente na criação do 1º. e-commerce exclusivo de elementos de fixação no Brasil: www.parafusofacil.com.br !

Os principais investimentos do projeto foram:

  • Equipamentos: estrutura de tecnologia de informação, processamento e segurança de dados;

  • Softwares: tecnologia de ambiente de desenvolvimento e programa de tratamento de imagens;

  • Material de consumo: desenvolvimento de lotes-piloto de embalagens e produção de material gráfico;

  • Equipe própria: pessoal de definição de processos, criação de banco de dados, desenvolvimento de fornecedores, criação de equipe de suporte em tecnologia e atendimento ao cliente;

  • Treinamentos: capacitação em tecnologia e estratégias de vendas no varejo online;

  • Serviços de terceiros: gastos com desenvolvimento de marca (posicionamento, planejamento de marketing, produção de conteúdo); ações de marketing digital; serviços de segurança para vendas online; customização de sistemas de gestão de informação;

  • Participação em feiras e visitas a potenciais fornecedores para composição de portfólio.

O projeto apresentou vários desafios de desenvolvimento, mas o e-commerce entrou no ar em 2019 e o feedback dos clientes tem sido muito estimulante para os empreendedores. Os principais beneficiados foram os gestores de pequenos negócios, como oficinas, empresas de montagem de móveis, empresas de manutenção, marceneiros e eletricistas de pequenas cidades, que agora podem comprar produtos específicos para cada necessidade via internet, sem se deslocar a outras cidades, em busca de lojas especializadas.

Para a SIPAR, foi um grande projeto que saiu do papel, com um financiamento que garantiu boas condições de carência e taxa de juros, trazendo melhor desempenho para o novo negócio.

Saiba mais:

www.siparferramentas.com.br

www.parafusofacil.com.br