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Indústria Gráfica

Você conhece alguma empresa onde o investimento em novos produtos, tecnologias e abordagens de mercado é tão constante que os gestores não conseguem determinar onde exatamente está a inovação? Eu conheço algumas, entre elas a empresa cujo caso está descrito a seguir.


Em determinado momento de crescimento da empresa, que é uma das maiores gráficas do Brasil, foram feitos altos investimentos em equipamentos de ponta para atender novas demandas do mercado. A empresa precisava aproveitar o potencial dos equipamentos e, ao mesmo tempo, encontrar linhas de financiamento favoráveis, para não sofrer o impacto das aquisições no caixa. E foi aí que descobrimos um mundo inteiro de inovação para construir o projeto de financiamento, com muitas inovações de processo relacionadas aos novos equipamentos:
 

  • Adoção de nova tecnologia de impressão, baseada em estampa rotativa, permitindo a impressão de revistas com maior velocidade, menor gramatura de papel e melhor qualidade do produto final;

  • Incorporação de novo processo de recebimento e preparação de material para impressão, incluindo software de imagem, equipamentos de informática e capacitação de equipe interna (datacenter);

  • Desenvolvimento de processo interno para produção de livros de capa dura;

  • Implantação de nova metodologia para gerenciamento de relacionamento com clientes;

  • Adoção de sistema integrado de gestão de atividades, criando condições de ampliação da capacidade de resposta ao mercado com maior rapidez e precisão;

  • Internalização de etapa de preparação de material para atender ao novo processo produtivo;

  • Implementação de sistema de controle de acesso à informação e às instalações, garantindo o sigilo de informações dos clientes;

  • Mapeamento sistemático de novas oportunidades de mercado e novos recursos de produção.

 

A partir desse projeto, a empresa teve apoio da FINEP, via BADESC (Inovacred), para financiar gastos como:

  • Matéria-prima para testes e lotes pilotos;

  • Equipe técnica para desenvolvimento de produtos, processos e produção de lotes piloto;

  • Estrutura e sistemas de segurança física e virtual;

  • Equipamentos para novos processos de transmissão de materiais e desenvolvimentos em parceria junto a clientes;

  • Softwares de gestão do processo, de segurança de dados e de desenvolvimento de produtos;

  • Treinamentos em novas tecnologias;

  • Produção de material promocional, como vídeos e atualização do site;

  • Participação em feiras internacionais.

 

Os resultados estão em empresas de todo o Brasil, nas bancas de revistas e até em aviões, na forma de revistas, livros, catálogos e tabloides de alta qualidade, fabricados dentro de processos ágeis e confiáveis.

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